domingo, 28 de fevereiro de 2010

Austismo - Um mundo diferente

O autismo pode ser definido como um espectro inteiro de perturbação que surgem por volta dos três anos que afectam a comunicação e as capacidades sociais.

Quanto às causa, não existe ainda um consenso, no entanto, existe a suspeita de que terá origens genéticas, tendo recentemente se descoberto de que existem níveis alterados do neurotransmissor serotonina.

O Síndroma de Asperger é um tipo de autismo, e de acordo com alguns casos, a mãe terá estado exposta a infecções virais durante a gravidez. No entanto, as crianças com Asperger têm uma inteligência acima da média e não apresentam atrasos de linguagem comum.

Nos restantos casos, os sintomas estão relacionados com dificuldades de linguagem e de interacção social, existindo quatro categorias: problemas com a comunicação verbal e não-verbal, problemas com as interacções sociais, problemas com as brincadeiras e com as respostas à informação sensorial.

Em cada quatro autistas, três são rapazes, estimando-se que uma em cada mil crianças sofre de um distúrbio autista.

Quanto ao tratamento, existem terapias de gestão do comportamento, medicação apropriada à situação, dietas, assim como tratamentos físicos e psicológicos devidamente geridos por fisioterapeutas e psicólogos.