quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cãibras


As cãibras são espamos musculares dolorosos e involuntários. Podem ter diversas origens como a fadiga muscular, má oxigenação provocada por insuficiência circulatória, neuropatia ou um desequilíbrio químico muscular.


Se sofre desta afectação de forma persistente e perturbadora deve consultar o seu médico para perceber a sua causa. No entanto, pode aliviar estes sintomas através da massagem ou através de um banho de imersão de 15 minutos ao qual deve juntar uma infusão de 20 - 100 g de flores de alfazema e 1 litro de água aferver, que deve ter repousado previamente durante 15 minutos. Ao juntar a infusão à água do banho de imersão filtre as flores.


Mais uma vez a alfazema revela as suas propriedades relaxantes!


Uma outra planta ligada ao combate das cãibras, é a Primula veris, também conhecida por chave-do-céu, que floresce a partir de Março, sendo indicada para efeitos exepectorantes, redutores de febre, anti-inflamatório e antiespasmódico.

Para cãibras, é utilizada por via externa por aplicação directa sobre a região afectada, sendo igualmente indicada para lombalgias e outras dores localizadas.