quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Osteoporose - Olhe por si

A Osteoporose é uma doença metabólica em que a estrutura óssea se rarefaz, deixando a estrutura frágil e vulnerável a fractura.

O envelhecimento é a principal causa de osteoporose, sendo mais comum entre as mulheres, devido à diminuição da formação da hormona estrogénio durante a menopausa, tendo em conta que o estrogénio permite fixar aos ossos o cálcio.

O pouco consumo de cálcio parece ser uma importante causa evitável, assim como, a falta de vitamina D que também ajuda a absorver o cálcio.

Uma alimentação equilibrada rica em cálcio e em vitamina D podem ajudar a prevenir a osteoporose.

As recomendações de consumo diário de cálcio pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos são de 1300 mg por dia para idades compreendidas entre os 9 e o 13 anos, 1000 mg para idades entre os 19 e 50 anos e de 1200 mg para pessoas com mais de 51 anos. Quanto à vitamina D são de 400 a 800 UI (Unidades Internacionais) por dia.

Fontes de Cálcio: leite, iogurtes magros ou meio-gordos, tofu; vegetais de folhas verdes, como legumes verdes e bróculos; sardinhas, salmão.

Caso tenha Osteoporose deve evitar ter muitos obstáculos em casa que possam provocar quedas, deve usar corrimão ao subir e descer escadas, assim como, calçado confortável, deve lembrar-se que uma queda pode condicionar toda a sua vida e ter que se submeter a tratamentos, que podem envolver cirurgia, e fisioterapia prolongada. Por isso, previna antes que aconteça.