segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Alecrim


O Alecrim é um arbusto aromático, denso e de folha perene, que se encontra espalhado por toda a zona mediterrânica e está, geralmente, associado ao amor e fidelidade.

Contém componentes activos como os flavonóides (estimulante s e antioxidantes); fenóis (anti-sépticos e reduzem inflamações); taninos adstringentes (combatem infecções); e rosmaricina (propriedades analgésicas).

As suas folhas podem ser colhidas, fervidas e secas ao longo de todo o ano, enquanto que as suas flores deverão ser colhidas e secas na altura da floração. As folhas e flores poderão, então, ser usadas em infusões. tinturas e óleos essenciais.

O alecrim é útil no combate da dispepsia, dores e distensão abdominais, obstipação, infecções dos brônquios, ouvidos, nariz e garganta através da toma, três vezes ao dia, de uma infusão de 2 a 4 g de alecrim seco numa chávena de água fervente.

Esta planta, também, pode ser usada em banhos de imersão para aliviar o reumatismo. Prepare uma infusão de 50 g de alecrim em 1 l de água a ferver, que deve repousar durante 30 min. antes de a juntar à àgua do banho. Para alívio do reumatismo pode, ainda, optar por massajar a zona dorida com óleo base (10 ml) ao qual deve adicionar 3 gotas de essência de alecrim.