sábado, 13 de fevereiro de 2010

Tendinite e Bursite

A tendinite é uma inflamação no tendão, enquanto que a bursite é uma inflamação da bolsa sinovial que constitui uma articulação.

Ambas as situações surgem com naturalidade quando existe a realização frequente de movimentos repetitivos, tal como existe em algumas profissões, desportos como o ténis e o golfe, ou actividades como escrever no telemóvel.

Dores no punho, no ombro ou no cotovelo podem implicar a presença de um destes problemas, sendo que é fundamental consultar um profissional de saúde quando tiver dor, pois pode diminuir o tempo de tratamento e, desta forma, retornar à sua vida normal.

Quando ocorre uma tendinite ou bulsite, deve aplicar gelo várias vezes durante o dia, nunca num tempo superior a 15 minutos.

O gelo tem como objectivo principal diminuir a inflamação, e consequentemente diminuir a dor provocada pela patologia.

Deve também descansar a articulação ou o membro afectado, lembre-se que a dor é positiva, pois permite avisar o nosso organismo de que algo não se encontra bem e de que é necessário tomar algumas precauções. Portanto, quando sentir dor, não deve continuar a efectuar a tarefa que está a exercer, pois pode exarcebar a sua situação clínica.