quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ginkgo BILOBA - Melhore a sáude e bem-estar geral, aumente a memória e viva em pleno

A Ginkgo Biloba é uma árvore da família das Ginkgoáceas, originária da China, Japão e Coreia, e cultivada em diversos países como a França e os Estados Unidos da América. Apresenta folhas caduca e atinge entre 25 a 35 metros de altura, cim diâmetros de tronco que podem chegar aos quatro metros.

Extremamente resistentes a factores ambientais adversos, a Ginko Biloba é a mais antiga árvore conhecida, sendo considerada um fóssil vivo, uma vez que os registos da sua existência datam de há 270 milhões de anos.

É ainda símbolo de paz e longevidade por ter sobrevivido aos ataques atómicos ocorridos no Japão em 1945.
Na fitoterapia são utilizadas folhas e da sua composição fazem parte flavenóides e bioflavonóides (0.9 a 3.7%), proantocianidinas, glúcidos, ácidos gordos, fitosesteróis e sesquiterpenos.

Por muitos considerado uma fonte de juventude, a Ginko Biloba é utilizada à milhares de anos para fins medicinais como tónico para circulação, particularmente das extremidades do corpo, potenciados cognitivo, pois ao aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro possibilita uma melhor utilização de oxigénio e glicose.

Estudos comprovam que a Ginko Biloba aumenta, a curto prazo, a memória, o alerta mental e a perfomance cognitiva; é antialérgico pois inibe o factor activador de plaquetas, mediador químico-chave na asma, inflamação e resposta alérgica.

Para além de tal, tem o poder antioxidante, pois os seus flavoglicosídeos o favorecem na eliminação dos radicais livres no organismo. A sua reacção previne a peroxidação lípida causada por estes radicais livres, evitanto a perda de memória.

Atenção, caso seja hipertenso, tome precauções extra no consumo de Ginko Biloba, fale com um especialista em primeiro lugar.