segunda-feira, 12 de julho de 2010

Um Pequeno-Almoço mais saudável

Normalmente é de manhã que se começa o dia e todos sabemos que o pequeno-almoço é a refeição mais importante, pois para além de aliviar o período nocturno de jejum, proporciona a energia necessária para as actividades a realizar durante a manhã. Esta refeição deverá ser completa, equilibrada e variada. Normalmente, inclui bebidas à base de lacticínios (leite ou iogurte), devido ao seu teor de vitaminas e minerais.

Escolha opções magras, de preferência sem adicionar açúcar. Alternativas igualmente ricas em nutrientes são as bebidas e os iogurtes de soja. Para além de nutritivas, estas alternativas à base de soja são 100% vegetais pelo que não contêm colesterol nem nem lactose. Em vez de café, experimente os sucedâneos à base de cevada e de outros cereais, que não contêm cafeína. O chá verde é outra opção: para além de estimulante é rico em antioxidantes.


Sempre presentes devem estar também cereais integrais, dado fornecerem nutrientes importantes e fibra, como é o caso do pão (rico em fibras e com sementes) e dos cereais de pequeno-almoço (muesli ou corn flakes sem açucar). Inclua ainda fruta fresca ou sumos sem açúcares adicionados, excelentes fornecedores de vitaminas e portadores de antioxidantes. No que respeita às gorduras, opte por margarinas, pois são de origem vegetal e não têm colesterol.